Em um chão de fábrica, diversos tipos de manutenção podem ser executados. Quando o assunto é manutenção preventiva, muitos ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento, seus objetivos, vantagens e até mesmo diferenças em relação aos outros tipos.
Buscamos as respostas para suas dúvidas no texto abaixo:
De acordo com a norma NBR-5462, da ABNT, a manutenção preventiva é aquela efetuada com intervalos predeterminados e tem como objetivo diminuir possibilidade de degradações, falhas ou qualquer outro problema de funcionamento de um item.
Essa manutenção consiste em um conjunto de ações de controle e monitoramento, o que eleva o nível de confiabilidade do maquinário.
Nós estamos vivendo uma realidade em que a concorrência nunca cessa e, na verdade, está cada ano mais acirrada. Por essa razão, as empresas precisam buscar a melhoria contínua de seus processos, com o objetivo de ser cada dia melhor naquilo que oferecem.
A manutenção preventiva é importante nesse cenário porque é realizada antes do defeito aparecer no item, evitando a perda de tempo de produção que ocorreria caso tivesse de ser interrompida em uma situação como essa.
São inúmeros os benefícios de quem aposta em um bom plano de manutenção preventiva. Garantir a segurança dos equipamentos e dos colaboradores do local, por exemplo, é um dos mais valiosos. O setor financeiro da empresa também sai ganhando no final das contas, já que a manutenção é mais barata do que a substituição do item por inteiro.
Porém, sempre garanta que está adquirindo máquinas normatizadas, peça um treinamento para o fabricante — se for preciso — e garanta que terá sempre à mão os contatos deles para alguma eventualidade.
Fonte: http://blog.murrelektronik.com.br/conheca-a-importancia-da-metodologia-da-manutencao-preventiva/